Quem Somos

Bem-vindo à "home" da JUERP. Esperamos que ela seja uma ótima oportunidade para você se aprofundar no melhor conhecimento de uma entidade que se dedica à manutenção e aprimoramento da maior e melhor organização de ensino já criada entre as igrejas evangélicas: a mais que duas vezes centenária Escola Bíblica Dominical, a EBD.

Chegando até aqui você já demonstrou o seu interesse em conhecer algo sobre a empresa evangélica que há mais tempo, em nosso país, trabalha voltada para o desenvolvimento do melhor aprendizado e treinamento das pessoas integradas às igrejas batistas no Brasil (cerca de 7.500 igrejas e 2.500 congregações) espalhadas por todos os rincões de nossa pátria. Com sua atuação segura no campo da educação cristã, a JUERP tem servido, também, a igrejas evangélicas de outras denominações, que se valem das revistas de estudo, livros, folhetos, Bíblias e hinários que imprimimos. Agora que você aqui chegou, esperamos que passe a nos utilizar freqüentemente, acompanhando o que estamos fazendo pela melhoria e aperfeiçoamento do estudo bíblico em nossas igrejas, consultando os nossos catálogos, examinando o conteúdo de alguns de nossos produtos, posicionando-se sobre o planejamento de até oito anos à frente, que levamos a todas as nossas igrejas com antecipação no âmbito da EBD.

Como resultado dessas visitas, escreva-nos, critique, aponte oportunidades, indique carências, pois através de sua participação, estaremos juntos, sem dúvida, crescendo mais e mais. Nosso e-mail: editora@juerp.org.br

A JUERP foi criada pela Convenção Batista Brasileira em 1907. Acabou, portanto, de completar os seus 103 anos. No entanto, como atividade editorial, ela já existia antes disto. Naquela época, trabalho iniciante em nosso país, não dispúnhamos de gráficas que imprimissem os nossos produtos. Quando "O Jornal Batista" foi criado, em 1901, algumas máquinas tiveram que ser compradas, em Campos, primeiramente, e depois na Rua Santana, aqui no Rio, para que o nosso jornal semanal fosse editado. Essas máquinas deram origem à gráfica que, com a decisão de 1907, passou a ser o núcleo inicial da Junta de Escolas Dominicais e Mocidade (nome pioneiro), depois da Casa Publicadora Batista (segundo nome), e, finalmente, em meados dos anos 60, JERP e após JUERP - Junta de Educação Religiosa e Publicações da Convenção Batista Brasileira.

O crescimento do trabalho batista em nosso país (somos cerca de 1 milhão de membros em nossas igrejas hoje), foi origem e conseqüência do crescimento também da JUERP. Para que as igrejas crescessem, precisávamos imprimir cada vez mais. Como essas igrejas cresceram, tivemos sempre que imprimir mais e mais.

A JUERP com isto, foi obrigada a partir do campo editorial, apenas, para o comercial e o industrial. Chegamos a ter 20 lojas espalhadas em todo o Brasil, e uma indústria gráfica em pavilhão de 7.000 m2, com mais de 200 empregados. O ponto forte para esse crescimento foi a década de 40 quando, por motivos da Segunda Guerra Mundial, as Bíblias que até então eram impressas nos EUA ou na Grã-Bretanha, tiveram que ser impressas aqui, pela Casa Publicadora Batista, pois os torpedeamentos dos navios cargueiros que conduziam esta carga preciosa já trazia a falta de Bíblias para distribuição no país. Foi nessa época que se criou a Imprensa Bíblica Brasileira, o setor da JUERP responsável pela impressão de Bíblias em nossas duas versões, setor este que só neste ano de 2010 imprimiu e distribuiu cerca de 1.850.000 mil Bíblias no país.

Hoje, a JUERP passa por uma reformulação em sua estrutura, métodos e objetivos. Dentro das modernas concepções de globalização e terceirização, a JUERP está se modernizando para poder sempre, mais e mais, melhor atender e apontar para o crescimento das igrejas batistas em particular, e evangélicas em geral, em todo o país, através do seu trabalho no campo da educação religiosa, deixando o lado comercial e industrial que a formou no passado mas que hoje é bastante problemático para uma empresa que não tenha como ponto capital tais ramos de negócios, passando a dedicar-se exclusivamente à edição de literatura periódica e permanente, Bíblias e hinários, por todos os meios modernos que a tecnologia de hoje nos oferece.

Como evidência desta nova realidade, esta "página" foi criada. Torne-a útil e poderosa, freqüentando-a e conversando conosco.

JUERP- todos os direitos reservados 2010