Meditação do dia

20/04/2014

As Epístolas de Paulo (II) – 1 e 2Coríntios
Preceitos sobre a igreja e o casamento

Nossos corpos são membros do corpo de Cristo

Leitura diária: 1Coríntios 6.12-20
Leitura da Bíblia em um ano: 2Samuel, capítulos 13, 14 e 15

 

A verdade é que a situação da igreja em Corinto vai permitir ao apóstolo Paulo enunciar neste trecho de nossa leitura de hoje um verdadeiro perfil da vida cristã, constituindo-se ela assim um patamar superior a ser alcançado por todos que nos dizemos crentes, tanto em Corinto dos tempos antigos como no mundo nos dias de hoje.


Primeiro, em 6.12: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convêm" – O crente tem inteira liberdade para viver a sua vida, mas pela ação do Espírito de Deus em seu interior sabe, reconhece, sente que determinadas atitudes, palavras e ações não devem ser por ele praticadas.


Segundo, em 6.13 e 15: "O corpo não é para a prostituição, mas para o Senhor e o Senhor para o corpo... Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo?" – O crente deve honrar o seu corpo não permitindo a prática da prostituição, da imundícia sexual, da libertinagem moral. Nem mesmo descuidando-nos dos cuidados da saúde pessoal. Assim vivendo, nós estaremos fazendo de nosso corpo real habitação do santo Espírito de Deus.


Terceiro, em 6.18 e 20: "Fugi da prostituição... Porque fostes comprados por bom preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo" – Ou seja, toda e qualquer prática da prostituição é uma afronta ao nosso Deus, como vimos acima e mais ainda no último versículo que abordaremos. No entanto, aqui, o apóstolo ressalta que não devemos fazê-lo porque o nosso corpo foi comprado da morte pela morte de Cristo, o maior preço que poderia ser pago por nossa vida.


Este aspecto do corpo santo do crente por ser ele a habitação do Espírito é, então, realçado pelo apóstolo no versículo 19 quando faz uma indagação de muita profundidade espiritual a todos nós que nos dizemos crentes em Cristo:


"Ou não sabeis que o vosso corpo é
santuário do Espírito Santo que habita em vós,
o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?"

(1Co 6.19).

 

Oração para o dia:

Dá-me, Senhor, a pureza de espírito necessária para não me deixar curvar às tentações carnais que o mundo oferece.

JUERP- todos os direitos reservados 2010