Meditação do dia

31/07/2014

O ministério cristão – Vida e obra dos crentes
O ministério do ensino

A ordem paulina

Leitura diária: Romanos 12.7
Leitura da Bíblia em um ano: 2Coríntios, 12 e 13 e Gálatas 1 a 3

 

Os textos referentes ao ministério do ensino encerram-se com uma palavra de Paulo aos crentes em Roma, que é escrita num tom imperativo como sendo algo fundamental e essencial para os irmãos daquela igreja, quanto à presença e à prática dos dons espirituais entre eles. Ele vem desde o versículo 6 ministrando sobre o devido cultivo dos dons espirituais e, quando chega ao versículo 7, ele faz uma observação muito pertinente e objetiva quanto ao ministério do ensino:


"...se é ensinar, haja dedicação ao ensino" (Rm 12.7).


Uma das maiores preocupações daquele que ministra o ensino é exatamente a necessidade que tem de dedicar-se a ele. Muitas vezes, isto acontece na escola, no colégio, na universidade, o professor "acostuma-se" a dar as aulas. Como os currículos são mais ou menos estáticos, ele se acomoda ao que já sabe sobre o assunto e período após período repete o mesmo conteúdo ao discente, diferente a cada ano. Lembro-me de um professor que tive em certa época que possuía suas célebres "notas de aula", já encardidas e amarelecidas pelo tempo, pois ele as repetia ano após ano, turma após turma.


O ministério do ensino bíblico não pode ser assim. O professor, ou aquele que ministra o ensino ou o treinamento, deve estar sempre acrescentando algo ao seu currículo. Lendo outras obras, acompanhando a evolução dos temas e dos assuntos nos jornais e noticiários, incursionando na internet, caso a possua, para a busca de novos recursos a aplicar, adquirindo comentários bíblicos, folheando enciclopédias ou dicionários bíblicos de forma a aprimorar o seu conhecimento e a sua bibliografia para o melhor ensino a ser dado em seu ministério de discipular.


Por isso, o apóstolo, com muita propriedade, fala sobre a dedicação ao ensino. Só assim o crente que deseja desenvolver o seu ministério de ensinar será feliz e abençoado. Dedicando tempo ao estudo, à preparação para a classe, à leitura da Palavra de Deus, à meditação no seu conteúdo e, principalmente, à oração.

 

Oração para o dia:

Torna-me, Senhor, competente para o ensino em tua igreja, fazendo com que eu tenha tempo sempre para dedicar ao ministério de ensinar.

JUERP- todos os direitos reservados 2010